Início Aliança de Casamento Aliança de casamento: 10 principais dúvidas que todo casal tem
Aliança de casamento: 10 principais dúvidas que todo casal tem

Aliança de casamento: 10 principais dúvidas que todo casal tem

Considerado símbolo da união, a aliança de casamento é indispensável em qualquer cultura. Confira nossas dicas para escolher o modelo que mais combina com vocês

Primeiramente, escolher a aliança de casamento em meio a tantas opções deixa qualquer casal em dúvida mesmo, isso é natural, pois a cada dia somos surpreendidos por novos modelos e tendências. Por isso, criamos este post para tirar todas as dúvidas de vocês.

O símbolo da união, amor e cumplicidade não poderia deixar de ser representado por um elemento tão nobre como o ouro, não é mesmo?

Leia também: Qual a quantidade ideal de padrinhos e madrinhas de casamento?

A aliança em vários momentos da vida

Ela faz parte de vários momentos especiais da vida das pessoas. Começa com aquela aliança de namoro, também conhecida como anel de compromisso, passa para o anel de noivado e por último, o momento mais esperado, a aliança de casamento.

10 principais dúvidas sobre o tema

Qual o significado da aliança de casamento?

Primeiramente, união, seguido do amor e cumplicidade de um casal. Um elo entre duas pessoas para a vida. Seu significado também está atrelado a fidelidade do casal.

É a mesma do noivado?

É comum os casais optarem por seguir com a mesma aliança. Se esse for seu caso, um polimento no ouro é suficiente para deixar a aliança de casamento novinha. Mas se preferir subir ao altar com uma nova joia também não há problemas. Tudo é uma questão de investimento e escolha do casal.

Como escolher o modelo ideal?

O estilo e a personalidade do casal são fatores decisivos para a escolha da aliança de casamento. A partir disso selecione alguns modelos que mais despertaram interesse em vocês. Feito isso, considere o orçamento disponível para a compra da joia. Por fim, dentre esses modelos, escolha aquele que mais combina com vocês e que seja atemporal.

Veja mais: Ideias de penteados com cabelo solto para noivas

Precisa ser de ouro amarelo?

Não. A aliança de casamento pode ser de ouro branco ou ouro rosé e até mesmo mesclada com duas tonalidades de ouro.

Quanto custa?

O preço da aliança de casamento consiste no quilate do ouro, bem como a espessura da peça e também o acabamento. A média de preços atualmente está em R$ 1.790,00 cada aliança.

Quando comprar a aliança?

Se comprada em loja, três meses antes do casamento. Aqui o processo é mais rápido, somente pequenos ajustes de tamanho, polimento e gravação dos nomes serão feitos.

Caso opte por adquirir uma aliança de casamento sob medida, confeccionada exclusivamente para o casal, o prazo pode chegar até oito meses de acordo com a agenda do joalheiro.

Saiba mais: Lista de presentes de casamento – veja 30 itens que não podem faltar

O que é ouro 18k?

O quilate, representado pelo símbolo k, significa a pureza do ouro. Em sua tonalidade amarela possui 18k (quilates), que é composto por 75% de ouro puro (24k quilates), acrescido de 25% de prata e cobre.

Quais são as tonalidades do ouro?

Amarelo: o ouro puro é super amarelo. Quando misturado com outros metais para a confecção da aliança de casamento, esse tom fica um pouco mais suave.

Branco: muito parecido e até confundido com a prata, mas é ouro e só quem entende consegue notar a diferença dos metais. Para chegar nessa tonalidade, é feito um banho de ródio para deixar o metal claro e com brilho.

Uma aliança de casamento confeccionada em outro branco 18k é composta por 75% de ouro puro, que equivale a 24k (quilates) com mais 25% de prata e paládio. Sua composição contém metais brancos e a tonalidade prateada acontece por meio do banho de ródio, que deixa o metal mais claro e com mais brilho.

Rosé: para chegar a essa cor linda são misturados 75% de ouro puro (24k) com mais 25% de prata e cobre. A partir dessa mistura se obtém o ouro rosé que tem atraído muitos casais.

Dá para saber se o ouro da aliança é verdadeiro?

Na borda interior da aliança de casamento é possível identificar o tipo de ouro, o quilate e também a marca do fabricante. Se a aliança não tiver essa identificação, é provável que o material não seja puro ou até mesmo duvidoso.

Conheça também: 5 dúvidas sobre site de casamento – tudo o que você precisa saber!

E quais são os tipos de aliança?

São muitos os tipos e formatos de aliança de casamento. Os modelos vão do clássico/tradicional até modelos mais modernos e diferentes. E toda essa variedade começa pela espessura das alianças que podem ser grossas, médias ou finas.

Já os acabamentos são: polido, fosco ou mesclado. Na borda interna da aliança de casamento é possível confeccionar em formato anatômico para garantir maior conforto. Elas também podem ser redondas, quadradas, chanfradas, com textura e com pedras preciosas.

Dicas importantes
  • Ouro é um material nobre e caro, cuidado com falsas promessas na internet;
  • Só compre aliança com nota fiscal;
  • Toda joia possui certificado de garantia;
  • Não esqueça de gravar os nomes e a data do casamento na borda interior da joia.

Fotos: Freepik


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.