Início Casamentos Como fazer um casamento virtual e comemorar a data que seria o grande dia
Como fazer um casamento virtual e comemorar a data que seria o grande dia

Como fazer um casamento virtual e comemorar a data que seria o grande dia

A pandemia do coronavírus (Covid-19) ocasionou na mudança de planos de muitos casais. Embora seja um momento desanimador para muitos, certamente existem pontos positivos nessa jornada – se você estiver disposto a ser um pouco criativo.

Sabemos que casais marcam o casamento em datas especiais, como a data do primeiro beijo, ou aniversário de namoro. Por isso, nossa sugestão é não deixar de usar esse dia. É claro que nada substitui o encontro real, e a celebração presencial que acreditamos que em breve acontecerá, mas são maneiras de ressignificar esse momento. Afinal, os sonhos e o amor não foram adiados.

Felizmente, atualmente existem muitas maneiras de celebrar uma data especial. E 2020 trouxe tanta criatividade quanto suas adversidades. Pensando em como transformar a frustração do adiamento do casamento em esperança, colocamos abaixo algumas dicas para te ajudar a comemorar a data que seria o seu grande dia. E no final do texto, tem um depoimento lindo de um casal real, não deixe de conferir ;)

Algumas informações que aquecem o coração

Segundo dados de pesquisas do site Casamentos.com.br e do grupo The Knot Worldwide (TKWW – um marketplace de casamento presente em 15 países) a maioria dos casais brasileiros e europeus com datas afetadas pela pandemia do novo coronavírus afirma que não cancelou o evento, mas optou por adiar (que notícia boa, né? <3). 

Essa decisão geral de remarcar (e não cancelar) diz muito. A pesquisa ainda mostra que as razões que levam os casais brasileiros ao altar são, em sua maioria, para “dar um passo adiante na relação“, com 63% de respostas. Outros motivos revelados foram que 37% querem “formar uma família e ter filhos em breve” e 32% também escolheu a opção “para viver juntos“.

As respostas mostram que as motivações dos casais brasileiros estão relacionadas a decisões a longo prazo e de um compromisso estável com quem querem compartilhar o futuro. Por esses dados, vemos o porquê de os casais seguirem com os planos de casamento, mesmo depois da Covid-19.

 E ainda, em pesquisa realizada pelo Casar.com em abril, mais de 70% dos casais disseram que remarcaram o casamento ainda para esse ano, demonstrando que a comemoração irá sim acontecer, apenas em outro momento. Esses dados aquecem nosso coração, pois mostram que a decisão de estar juntos se mantém independentemente das dificuldades externas

Mais um motivo para comemorar, não é mesmo? Então, vamos lá:

Casamento virtual

O casamento virtual nada mais é do que a celebração do seu grande dia por videoconferência e/ou por transmissão online. E esse formato já é realidade em tempos de pandemia. Seja para celebrar a data original ou para não adiar ainda mais a oficialização da união civil, essa foi a saída que muitos casais encontraram para esse momento, como uma chance de celebrar a união com muito amor e emoção.

Casamento no civil

O casamento online pode ser realizado de várias formas. Uma delas é que o casal pode ir até o cartório de registro civil para assinar a papelada oficial com duas testemunhas e transmitir tudo ao vivo para os familiares e amigos através de uma rede social, como o Instagram ou Youtube, por exemplo. Lembrando sempre de seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde, para sua segurança e de todos ;)

Outra forma, é realizar o casamento civil por videoconferência, ou seja, o casal nem precisa comparecer ao cartório. Em alguns estados como Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe já é possível realizar o casamento virtual. E é claro, transmitindo ao vivo para os convidados esse momento tão importante.

Cerimônia de celebração

Você pode ainda, fazer a celebração do seu grande dia com uma cerimônia dirigida por um celebrante, padre ou pastor. Esse formato também pode ser realizado via videoconferência, para que tanto a cerimônia aconteça online, quanto as pessoas queridas possam assistir.

Em qualquer forma escolhida, ninguém fica de fora da comemoração e da maior emoção: a oficialização da união tão esperada e planejada do casal. A festa ficará para depois, mas o casamento online já pode ser realidade para você. Afinal, até o dia da festa chegar, existem outras formas de celebrar, e a tecnologia veio para aproximar. E sabemos que ser pela internet não afeta em nada o amor que vocês receberão. <3

Como casar pela internet?

O primeiro passo é escolher qual o formato de casamento que irá seguir, se envolverá cartório, ou se será apenas celebração. Feito isso, converse com os envolvidos para acertar os detalhes.

O segundo passo é selecionar a plataforma que mais gostar, ou que melhor te atenda, para fazer a cerimônia ao vivo. Algumas opções são: 

Redes sociais para fazer live ao vivo: Instagram, Facebook e Youtube.

Plataformas para fazer videoconferência: Zoom, Hangouts e Cisco Webex Meeting.

Depois, é só convidar as pessoas que são especiais para vocês. E para isso, você pode usar o seu site de casamento e colocar todas as informações lá, como data, horário, plataforma que será utilizada e o link.

Você também pode enviar um save the date personalizado. Dentro do site de casamento do Casar.com, temos uma ferramenta para criação de Save the Date para você editar, baixar e enviar para seus convidados. São diversos modelos para escolher o que mais combina com seu estilo. Confira a matéria Novidades Casar.com: Save the date e RSVP para saber mais.

Se ainda não tem site de casamento, clique aqui e crie o seu grátis agora mesmo para se comunicar melhor com seus convidados.

O que fazer a dois no dia em que me casaria?

É claro que não podemos deixar passar algumas dicas do que você pode fazer com o seu amor, dessa vez sem as câmeras. Mesmo que seja algo simples, a ideia é não deixar o sonho de lado, e resgatar o verdadeiro sentido da celebração do amor.

Primeiro, preparem a casa: coloquem fotos especiais em porta-retratos. Se vocês já tiverem as fotos do pre wedding será ótimo, se não, fotos que lembrem a história de vocês já será emoção suficiente. Aproveite também para decorar a casa, com flores que remetam a decoração do casamento.

Depois, preparem um jantar com base no que vocês serviriam nesse dia. Inclusive a sobremesa que vocês escolheram. E não se esqueçam de brindar esse dia e esse momento. A dica é brindar com o espumante que vocês escolheram para servir na festa.

Crie uma playlist das músicas que vocês escolheram para tocar no grande dia. E o mais importante: dancem juntinhos. Nesse dia, deixe o sentimento e a emoção fluir. Vale também fazer uma declaração, como se fosse os votos, com certeza será muito especial.

Além dessas dicas, confira também 8 dicas para você voltar ao clima de organizar seu casamento.

Fornecedores do grande dia podem ajudar

Independente do formato que você escolheu para celebrar o dia em que seria o seu casamento, comidas, doces, bebidas e decoração são sempre bem-vindos não é mesmo?

Nesse período, muitos fornecedores do mercado de casamento se adaptaram e se reinventaram. Verifique a disponibilidade e custo para te enviarem uma quantidade dos itens do casamento nesta data. Uma opção, é adiantar alguma degustação que estava pendente de fazerem.

Muitos buffets, estão fazendo o serviço e entrega de degustação para casamento. Empresas de bolos, docinhos e bem-casados também. Salões de beleza e maquiadores estão dando aula online para se arrumar em casa, e decoradores, e floristas estão fazendo buquês e lapelas. Então, vale pesquisar para deixar esse dia ainda mais gostoso e com a cara de vocês.

Depoimento Camila e Gil

Para te inspirar ainda mais a não deixar de sonhar, o Casar.com recebeu o depoimento da Camila Benezath e do Gil, que realizaram um casamento online no dia 2 de maio de 2020. 

Veja aqui o site de casamento deles, por onde convidaram os amigos e familiares a participarem do casamento virtual, e ainda, fizeram uma lista de presentes de casamento super divertida: https://noivos.casar.com/camila-e-gil

Confira abaixo como foi lindo e emocionante esse momento para eles:

Nossa festa foi incrível e claro que queremos compartilhar com todos! O amor é revolucionário!

Como surgiu a ideia de fazer a festa online? Por que decidiram manter a data?

“Assim que os primeiros casos do Covid-19 chegaram ao Brasil, ficamos observando o comportamento da disseminação do vírus no país. Resisti durante a primeira semana, não tinha dimensão do período necessário de distanciamento social. Tivemos convidados de outros estados e também convidados do grupo de risco, então cuidar especialmente da saúde deles era fundamental. 

A princípio, pensamos em adiar nossa festa por tempo indeterminado. Inclusive, divulgamos essa decisão para que os convidados se tranquilizassem e não se preocupassem em organizar as viagens ou se sentissem pressionados em participar.

Um dia, conversando sobre nosso casamento, pensamos: a data foi escolhida com tanto carinho, por que não comemorar? Nossa proposta sempre foi um casamento informal, com a celebração feita por amigos, então fomos fazendo uma lista: já estávamos morando juntos, já tínhamos as alianças e as roupas, para a decoração poderíamos utilizar os objetos que temos em casa, flores e buquê conseguiríamos pedir de floricultura local que está realizando serviços de entrega, o bolo poderíamos encomendar de um café que gostamos muito, os bem-casados encomendamos de uma amiga, a cerveja também poderia ser comprada de um comércio local que está funcionando por takeout.

Convidamos minha irmã e um amigo do meu marido para falar seus votos e preparamos os nossos. Pronto, estava organizada a cerimônia. No dia marcado recebemos as encomendas e arrumamos a sala.

Como vocês se sentiram no momento da festa? Como os convidados reagiram com o convite e durante a festa online?

“Foi emocionante! A cada rosto que vimos através da tela do computador era um sorriso novo. Os convidados ficaram todos surpresos e curiosos! Ninguém tinha ideia de como seria, se iria funcionar. Foi a primeira vez que eles participaram de um casamento online! Fazer um casamento online possibilitou que convidados que não poderiam estar presentes em Vitória, pudessem participar da celebração.

Depois que nossa família nos cumprimentou, os convidados também se sentiram a vontade para falar e desejar boas energias. E alguns convidados até tocaram violão e piano. Um dos convidados fez um comentário curioso: ele se sentiu como se estive acompanhando os noivos na passagem pelas mesas dos convidados.”

Como foi a escolha da plataforma para fazer a videoconferência?

“Procuramos plataformas que pudessem envolver gratuitamente no mínimo 100 pessoas e que não tivesse limitação de tempo. Fizemos testes e optamos por utilizar o serviço CISCO Webex. 

Para que no dia do casamento as pessoas conseguissem acessar com mais tranquilidade, anunciamos uma despedida de solteiros: na véspera do casamento abrimos uma sala online e ficamos conversando e bebendo com amigos. Foi muito divertido!”

Quais dicas vocês dão para os casais que assim como vocês não puderam seguir com os planos para o grande dia e também pensam em fazer uma festa online?

“A dica é comemorar a data escolhida! O dia do nosso casamento foi muito especial, recebemos tanto carinho e tantas energias positivas que teria sido uma pena deixar passar em branco.”


Sabemos que sua festa de casamento, compartilhada com família e amigos, será linda e especial, independente de quando ou onde ela finalmente aconteça <3

Por último, lembre-se: isso tudo vai passar! No futuro, será uma história para vocês contarem para os netos. E conte sempre com a gente, nossa equipe está à disposição para falar com você e te auxiliar:

E-mail: atendimento@casar.com  

Chat: www.casar.com

Fontes: 

Por que os noivos seguirão com os planos de casamento depois da COVID-19? – https://www.terra.com.br/noticias/dino/por-que-os-noivos-seguirao-com-os-planos-de-casamento-depois-da-covid-19,6da4d02fa2da84ac8a5486b903e398fcaa2frpir.html

Need a Backup Wedding Plan Quick? Here Are a Few to Consider – 

https://www.zola.com/expert-advice/backup-wedding-plan-quick

O que fazer no dia em que me casaria? Por Beta Martinez, do Blog Aceito Sim –

https://www.instagram.com/tv/B-8CdcIHTxb/


Ingrid Garcia Ambrósio Analista de Marca do Casar.com