Casar.com

Conheça 5 tipos de cerimônia de casamento inspire-se!

Foto: Freepik

Existem diversos tipos de cerimônia de casamento, mas o mais importante é que ela tenha a personalidade do casal. Acompanhe nossas dicas

Primeiramente, pouco importa sua religião, crença ou até mesmo se não tem uma religião. A escolha do tipo de cerimônia de casamento tem mais a ver com a personalidade do casal do que qualquer outra questão.

Outro ponto a ser destacado é que independente do estilo de casamento, seja ele clássico ou simples, é possível criar uma cerimônia de casamento com qualquer ritual. No casamento tudo é adaptável e isso é o mais bacana desse encantador processo.

5 dúvidas sobre site de casamento – tudo o que você precisa saber!

Cerimônia de casamento

Foto: Freepik

A cerimônia de casamento não precisa ter cunho religioso, precisa ter personalidade, autenticidade e ser verdadeira. Ou seja, não é necessário ter um líder religioso celebrando o casamento. O celebrante ou cerimonialista são figuras também importantes na construção e efetividade da cerimônia de casamento.

Mensagem da cerimônia

Toda cerimônia de casamento tem uma finalidade: celebrar o amor e a união de duas pessoas. E a mensagem chave do amor daqueles que estão começando uma vida a dois, definitivamente juntos, é a cereja do bolo em toda celebração. É emocionar os familiares e convidados, é fazer com que as pessoas presentes reflitam sobre o significado do amor e sua representatividade em nossas vidas. Portanto, capriche na escolha de quem vai celebrar seu casamento. E mais ainda, capriche nos votos de casamento!

Dúvidas sobre cerimônia de casamento

Foto: Freepik

O que falar na cerimônia de casamento?

Primeiramente, como se conheceram, a história do casal. Depois falar um pouco sobre o tempo que estão juntos, os momentos marcantes e desafiadores. E por fim, falar sobre o propósito do casamento, o que esperam para o futuro, planos e sonhos.

Se o casal tiver religião certamente os princípios religiosos estarão presentes durante todo o discurso. É importante que esse discurso seja resumido, senão a cerimônia, além de ficar longa, fica cansativa para todos. 

Pode misturar uma cerimônia religiosa com algum ritual?

Toda religião tem seus rituais. Além disso, se o casal quiser realizar uma cerimônia de casamento de acordo com a religião e ainda sim quiser incluir um ritual nela também é possível. Entretanto, essa combinação não costuma ser feita dentro de igrejas. É comum que aconteçam em casamentos ao ar livre. De toda forma, consulte o líder religioso que celebrará o seu casamento e verifique essa possibilidade. 

Quais são os tipos de cerimônia de casamento?

Tradicionalmente são: civil, religiosa e simbólica com rituais.

Tipos de cerimônia de casamento

Existem dois tipos de cerimônia de casamento que é bem familiar a todos: a clássica tradicional e a cerimônia do casamento civil. Além delas, vamos te mostrar 5 tipos para você se inspirar para seu grande dia. São elas:

1 – Areias coloridas

Foto: Freepik

Essa cerimônia tem elementos essenciais que representam essa nova família a ser constituída a partir do casamento. Um vaso simboliza o casal e ali são depositadas areias coloridas que representam os pais do casal, os padrinhos e madrinhas de casamento. Ou seja, pessoas fundamentais na composição dessa nova família que está surgindo.

Uma vez que as areias coloridas se misturam, não é possível separá-las. Ou seja, essas famílias se uniram e o amor prevalece.

2 – Árvore

Foto: Erica Rose Photography

Uma cerimônia de casamento tão simples com uma simbologia tão forte. Aqui, o casal planta em um vaso a muda de uma árvore durante a cerimônia. O ritual simboliza fertilidade, abundância, prosperidade, amor e a força do casal.

Esse vaso pode fazer parte da decoração da casa nova e conforme a árvore for crescendo o casal pode plantá-la em um sítio ou fazenda da família. É um símbolo muito forte e que será sempre lembrado pelo casal toda vez que passarem perto da árvore da cerimônia.

3 – Balões

Foto: Reprodução Canva

A cerimônia envolve a participação dos convidados e essa é a parte mais bonita de todo o ritual. Ao chegarem no evento cada convidado recebe um balão de gás hélio. O balão pode ser na paleta de cores da decoração, pode ser colorido ou mesmo em formato de coração.

Durante toda a cerimônia de casamento os convidados permanecem segurando o balão. No momento ideal, o celebrante pede para os convidados enviarem pensamentos e desejos positivos para o casal e aí todos soltam seus balões ao vento. É uma cena linda ver todos aqueles balões voando. Ao final, geralmente, todos aplaudem o casal.

4 – Caixa de vinho

Foto: Leighanne Herr Photography

Já fiz o ditado que quanto mais velho o vinho, melhor o sabor. E essa premissa se estende para o casamento também. Afinal, com o passar dos anos e superadas as primeiras dificuldades da vida a dois, os anos de casados vão melhorando.

A cerimônia de casamento da caixa de vinho é muito especial e uma das mais realizadas pelos casais. Para essa cerimônia são necessários um bom vinho, uma caixa de madeira bem bonita e cartas escritas pelo casal (um para o outro) e cartas dos familiares e pessoas bem próximas do casal.

A garrafa de vinho é colocada na caixa de madeira juntamente com as cartas, o celebrante fecha a caixa com um cadeado. A caixa deve ser aberta somente em uma celebração de aniversário de casamento, geralmente, nos 5 anos de casamento que são representados pelas Bodas de Madeira. Abrir essa lembrança de um dia tão especial e ler as cartas que foram escritas por pessoas tão especiais, inclusive o casal, vai resgatar as memórias e deixar a emoção correr em lágrimas, sorrisos e corações mais aquecidos.

Dica: a caixa de vinho pode compor a decoração do novo lar.

Aniversário de casamento: ideias para comemorar com seu amor

5 – Filtro dos sonhos

Foto: Freepik

O filtro dos sonhos é conhecido por “filtrar” as energias ruins e deixar só as coisas boas e sonhos entrarem no ambiente. Também conhecido por trazer sabedoria e sorte, o filtro dos sonhos se tornou um ritual de casamento e faz parte de muitas cerimônias pelo mundo afora. 

Na cerimônia de casamento funciona da seguinte forma: os convidados recebem algumas fitas, que podem ser de tecido ou papel, e escrevem seus votos para o casal nessas fitas que são amarradas no círculo (base do objeto). Além de um ritual cheio de significados, o filtro dos sonhos pode ser usado na decoração da casa.

E aí, gostou das nossas dicas de tipos de cerimônia de casamento? Conta para a gente aqui nos comentários ou no nosso Instagram.

Sair da versão mobile