Início Padrinhos e Madrinhas de casamento Padrinhos e madrinhas de casamento precisam ser um casal ou não?
Padrinhos e madrinhas de casamento precisam ser um casal ou não?

Padrinhos e madrinhas de casamento precisam ser um casal ou não?

Afinal, existe uma regra para a escolha dos padrinhos e madrinhas de casamento?

Seja em relação a lista de convidados ou no dilema sobre escolher cor para as madrinhas ou não.
As dúvidas podem surgir também a respeito de: separar (ou não) casais, quando o assunto é ser padrinho ou madrinha de uma cerimônia.

Quando o assunto é casamento, existem opiniões diversas sobre o mesmo assunto. 

E claro, não existe uma regra absoluta; o certo ou errado pode variar de acordo com o perfil de cada casal, percepção de vida e valores de cada pessoa. Mas vamos tentar desmistificar esse assunto?

Aproveite e veja também nessa matéria dicas de como montar sua lista de convidados!

Para nos ajudar, convidamos a nossa embaixadora Maju, responsável pelo perfil @depoisqueeudissesim 😉

“Padrinhos e madrinhas de casamento são pessoas especiais para o casal, escolhidas cuidadosamente para apoiar, ajudar e fazer parte dessa fase tão especial de suas vidas.

No cenário ideal, é claro que seria incrível poder ter os ditos “casais de verdade”, eles(as) casados(as) ou namorados(as), como os escolhidos(as) desse grande dia, mas nem sempre funciona dessa forma e tudo bem!

Afinal, não é todo mundo que tem um par ou quer ter, mas isso não é motivo para ficar fora dessa lista.

O dilema pode aumentar quando o convite seria idealmente feito somente para uma das pessoas do casal, mas não necessariamente o seu(ua) cônjuge se encaixa nos pré-requisitos.

E são várias as situações que podem acontecer, tem a prima que começou a namorar recentemente, tem a tia que se separou e agora está em um novo relacionamento com alguém que não fez parte da sua vida, tem aquele amigo do trabalho super próximo, mas que você não tem tanta intimidade com a outra parte do relacionamento e por aí vai.

Afinal de contas, o que fazer? Quem convidar? Como chamar?

A resposta é: o que vai te fazer feliz!

Imagem: Pinterest

Se você deseja ter no seu time de padrinhos e madrinhas uma pessoa que é comprometida, mas esse convite não se estende à pessoa com a qual ela se relaciona, tudo pode ser resolvido através do diálogo. 

Expor seu desejo, como você sonhou com aquele momento, o quanto importa ter no seu álbum de casamento e – sobretudo – no seu altar, pessoas com as quais você realmente se identifica, ama e confia, é essencial.

E claro que deixar o convidado (a) em questão à vontade para aceitar ou não.

Há quem diga que não faz sentido ter padrinhos e madrinhas de casamento que não sejam casados (as). Mas o que talvez faça menos sentido é convidar uma pessoa que você não tem certeza que se importa tanto com sua nova fase de vida.

Posso afirmar que a vida também prega peças: aquela namorada do seu primo, futuramente pode se tornar uma grande amiga sua, e talvez você até pense: “Ah, se eu soubesse…”, mas eu te adianto: não se culpe e nem tente prever o futuro. 

O seu casamento é agora, siga o que está no seu coração nesse momento. 

No fim das contas, minha dica para quem pretende “separar” casais (na cerimônia, é claro), é: procure entrosar os pares.

Seja com as festas pré-casamento, ensaio dos padrinhos e madrinhas de casamento, pequenos jantares ou saídas em grupo. Tente estabelecer um vínculo maior caso as pessoas escolhidas não tenham, de forma que no dia do casamento esse gelo tenha sido quebrado.

Contudo é possível que algumas pessoas não se sintam à vontade com essa configuração e acabem recusando participar dessa forma. E sim, é difícil, eu sei, mas cabe ao convidado(a) essa decisão.

Não se culpe por querer ter no seu altar, apenas pessoas que você tem uma história de vida genuína, pessoas que participaram de todas as fases do casal e não podem ficar de fora de mais essa.

A cerimônia passa rápido, são apenas algumas fotos protocolares, não será o fim do mundo manter alguns casais separados por alguns minutos. Tem outras coisas que duram pra sempre, e sua realização é uma delas.”

Imagem: Pinterest

Quer ter uma comunicação direta e simples com seus padrinhos e madrinhas? Crie seu site de casamento grátis aqui!

Acesse também:

Qual a quantidade ideal de padrinhos e madrinhas de casamento?

20 ideias de convites para padrinhos e madrinhas de casamento para se inspirar!


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.