Início Destaque Votos de casamento: saiba com escrever os seus e inspire-se nesses 10 vídeos lindos
Votos de casamento: saiba com escrever os seus e inspire-se nesses 10 vídeos lindos

Votos de casamento: saiba com escrever os seus e inspire-se nesses 10 vídeos lindos

É no momento dos votos de casamento que o casal expressa diante de todos os convidados o amor que cada um carrega no coração

Primeiramente, hoje nosso post é todinho sobre os votos de casamento, como escrevê-los, o que colocar neles. Contudo, temos algumas dicas para ajudar nessa tarefa. E mais, 10 vídeos lindos para você se inspirar (e chorar) com as ideias de outros casais e “copiar” no seu casamento.

Os votos de casamento

Foto: Freepik

De antemão vale destacar que os votos de casamento não seguem uma regra. Todavia, você pode escrever os votos de forma tradicional, mais séria (formal) ou até mesmo fazer desse texto e momento algo mais descontraído, porém sem perder o real significado do amor, por exemplo.

Independentemente do tipo de votos de casamento escolhido, a história do casal, o amor, os objetivos juntos e também uma brincadeirinha ou outra são bem-vindos. Ao passo que, nenhum convidado quer aquele “chororô” na cerimônia, nem mesmo vocês, não é mesmo?

Os votos de casamento precisam fazer sentido com a história do casal, ter emoção, entusiasmo e muito amor. O momento é de união, celebração e alegria.

Convite de casamento: guia completo com tudo que você precisa saber para escolher o seu

Principais dúvidas sobre votos de casamento

Foto: Freepik

O que são votos de casamento?

Os votos de casamento são mensagens que o casal troca na cerimônia de casamento. Nessas mensagens o casal fala um pouco um sobre o outro, fala de amor, união, companheirismo e o que um representa para o outro e os planos do casal para o futuro.

Desde a antiguidade os votos estão aí e em algumas igrejas, principalmente na católica, os votos são padronizados e lidos pelo padre e repetidos pelo casal.

Aqui vale uma observação: verifique com a instituição religiosa se vocês podem escrever os próprios votos de casamento ou se devem seguir as normas da igreja.

O que escrever nos votos?

Temos certeza que assuntos não faltam para esse texto. Todo casal tem uma história bonita para ser compartilhada, tem momentos que foram vividos e superados a dois e ninguém sabe (até o momento do casamento).

Portanto, invistam na história de vocês, contando desde que se conheceram namoro, noivado e o pedido de casamento e expressem os sentimentos em palavras citando também o que esperam do futuro a dois, a construção da família, etc.

Quando escrever os votos de casamento?

Sabemos também que a organização do casamento ocupa e muito a agenda do casal, mas dediquem um tempo para falarem sobre esse assunto e definam o que querem escrever nos votos de casamento.

Vocês não precisam relevar os votos antes do casamento, mas é bom ter uma ideia do que têm em mente para a ocasião.

Quanto custa casar? Veja valores para planejar o casamento!

Onde escrever os votos?

Foto: Reprodução Comunidade Casamentos

No caderninho de votos que você pode encomendar junto com a papelaria de casamento, no celular, no tablet ou mesmo em um pedaço de papel. Só evite aquela história de ir para o casamento com os votos de casamento na cabeça. Isso não funciona. Certamente vocês estarão nervosos e ansiosos e podem esquecer tudo.

Tipos de votos de casamento

Foto: Freepik

Tradicionais

Como mencionamos anteriormente, os votos da igreja são considerados tradicionais. Se você prestar bem atenção vai notar que, geralmente, esses votos são idênticos. E cá entre nós, não tem tanta emoção assim neles. Ou seja, o padre lê um texto padrão e o casal repete.

Personalizados

Foto: Freepik

Os votos de casamento personalizados são escritos pelo casal, cada um escreve o seu. São palavras que vem do coração, cheias de história, sentimentos e muito amor envolvido. Neles, o casal pode citar passagens bem interessantes da história de amor, algum acontecimento divertido e até mesmo citar um trecho bíblico, se forem religiosos, ou mesmo fazer uma brincadeirinha divertida um com o outro.

Nesse sentido, os votos personalizados são repletos de amor e emoção em seu contexto. Impossível não se emocionar nesse momento. E cada casamento é único, cada história é única e é aqui que a explosão desse amor acontece. Contar para o mundo (seus convidados) sobre o amor de vocês!

Planejamento financeiro: 5 dicas para economizar no casamento

A mensagem do celebrante

Foto: Freepik

É comum que a introdução do momento dos votos de casamento seja feita pelo celebrante ou líder religioso do casamento. Aqui, o texto a ser lido pelo celebrante conta com a construção do casal para destacar o que querem que seja dito na cerimônia.

Quando definirem o celebrante de casamento é bom agendarem um encontro com esse profissional para juntos criarem o discurso do casamento. O texto final fica a cargo do celebrante que, geralmente, surpreende a todos e faz lágrimas brotarem durante a cerimônia de casamento.

Como receber presentes de casamento por PIX?  Tiramos todas as dúvidas!

Dicas para caprichar nos votos

  • Evite citar algo triste e que comprometa o clima do casamento. Claro que se a história permitir vale sim contar uma relevante superação do casal;
  • Não é fácil segurar a emoção no grande dia, mas estejam firmes e deem uma treinada em casa antes para não fazer do momento somente lágrimas;
  • Votos de casamento muuuuito longos cansam. Sejam sucintos, porém intensos nas palavras;
  • Não copiem os votos, por favor! Essa atitude perde toda a autenticidade do momento;
  • Os votos devem estar por escritos, seja no caderninho/bloquinho de votos, no celular ou até mesmo num pedaço de papel. Cuidado com o papel que vai usar;
  • Simplicidade nas palavras e clareza na mensagem;
  • Pode incluir um poema romântico, um trecho da Bíblia e até mesmo uma frase que faça sentido para vocês e tenha a ver com o casal;
  • Não se preocupem com os convidados, fotógrafos, videomakers, o foco aqui é o casal.

O momento dos votos de casamento é um dos mais emocionantes e esperados por todos.

10 vídeos inspiradores para você se emocionar e copiar


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.