Início Casamentos Convites de Casamento Convite de casamento: guia completo com tudo que você precisa saber para escolher o seu
Convite de casamento: guia completo com tudo que você precisa saber para escolher o seu

Convite de casamento: guia completo com tudo que você precisa saber para escolher o seu

São inúmeras as opções de convite de casamento para você escolher, eles vão do clássico ao criativo. Veja nossas dicas e inspire-se!

Item indispensável no planejamento e organização do casamento é o convite de casamento. Do mesmo modo, você até pode até abrir mão de outros itens do grande dia, mas jamais do convite. Sobretudo, seja ele um convite virtual ou impresso, sua função é fundamental.

Além de convidar pessoas queridas para seu grande dia, é por meio do convite de casamento que seus convidados chegarão ao site de casamento e, consequentemente, à sua lista de presentes.

Convite de casamento e a identidade visual

Primeiramente, todos os itens do casamento, seja o convite, a decoração, as músicas, as lembrancinhas de casamento, tudo deve trazer em sua composição a personalidade do casal.

Tipos de casamento: como escolher o seu

Foto: Freepik

O convite é o primeiro contato dos convidados com o evento e é por meio dele que o convidado terá uma ideia de como vai ser o evento.

É interessante que a paleta de cores utilizada no casamento seja a mesma do convite.

Como escolher o convite de casamento?

Primeiramente, o convite deve ser escolhido de acordo com o estilo do evento, seguindo a paleta ou trazendo em sua composição algum elemento que remeta ao evento.

Todavia, se a ideia é algo mais tradicional, um convite com mais detalhes, fontes em relevo, tons pasteis pode ser uma boa.

Site de casamento: passo a passo para criar o seu no Casar.com

Papel e Estilo

O que escrever no convite de casamento?

É essencial que tenha o nome do casal, nome dos pais (opcional), data, horário e local da cerimônia. Se haverá recepção ou não. Se sim, inserir o endereço. Deve conter também o endereço do site de casamento. Dessa forma, é muito importante inserir o RSVP igualmente

Posso mesclar estilos diferentes no convite?

Claro que pode! Basta criar uma composição harmoniosa e que traga o estilo do casal. Por exemplo, você pode misturar o estilo romântico com rústico que fica lindo.

Convite e cor do ano de 2023

Em dezembro, a Pantone divulgou a cor do ano de 2023: Viva Magenta (18-1750). Um tom da família dos vermelhos que já está fazendo a cabeça das noivas depois do anúncio. Que tal inserir essa cor no casamento?

Divulgação Pantone – Viva Magenta

Convite de casamento virtual

Essa proposta não anula o convite impresso, pelo contrário, ele é um plus para os casais que têm convidados distantes e facilita demais a forma de convidar pessoas queridas.

E claro, uma opção para os casais que não desejam utilizar o impresso, mas precisam comunicar as informações do casamento.

Dica: você pode criar o seu convite virtual grátis pelo seu site de casamento!

Casar.com

Modelos diferenciados

Há quem prefira seguir as tendências (e está tudo certo) e quem prefere criar e inovar no estilo do convite de casamento.

Para isso, invista em papéis diferentes, cores, texturas, lacres ou fitas.

Nessa proposta é super bem-vindo o modelo de convite acrílico.

Shopping Casar.com – Tudo o que você precisa saber!

Art Invitte Convites

Convite clássico

O convite clássico está sempre em evidência independentemente das tendências. Esse estilo de convite possui tons claros, papel texturizado, impressão em relevo, cores neutras e monogramas.

Foto: Art Invitte Convites

Convite de casamento simples ou minimalista

Esse estilo se assemelha ao clássico, mas é a simplicidade de sua estrutura que o define como minimalista. É um modelo de convite de casamento clean, sem muitos elementos, discreto, porém com personalidade.

Foto: Mangoh Convites

Com Aquarela

O estilo de convite de casamento aquarela é um dos queridinhos dos casais principalmente por se tratar de um formato bem personalizado. Afinal, nele é possível estampar, por exemplo, imagens do local do evento ou até mesmo uma imagem bastante significativa para o casal. Tudo isso de forma harmoniosa, colorida e leve.

Foto: Papel e Estilo

Convite de casamento Rústico

Outro queridinho que não sai de moda é o convite de casamento rústico. Ele é perfeito para casamento na praia, casamento no campo. Afinal, elementos como flores, folhagens, papel kraft, renda, juta, sisal e palha fazem parte de sua composição.

Foto: Papel e Estilo

Convite de casamento criativo

O convite de casamento criativo caiu no gosto dos casais e vem ganhando cada vez mais adeptos. Seu estilo foge totalmente da proposta convencional de convites. Entretanto, a ousadia e a criatividade predominam esse estilo.

Os modelos mais utilizados pelos casais são os convites com proposta de viagem e destination wedding.

Stampa e Crea

Nessa categoria de convites criativos podemos incluir o modelo de convite vintage que carrega elementos do passado com a modernidade da papelaria de casamento.

Bodas Style

Convite de casamento divertido

Um convite divertido é aquele que foge totalmente do tradicional, que é desprendido de tradições e que imprime a personalidade do casal. Ele é indicado para casais que optam por um casamento temático, por exemplo, ou até mesmo para aqueles casais que adoram inovar.

Reprodução Casa Vogue

Moderno

O nome já diz: moderno. Esse estilo de convite de casamento é repleto de originalidade e design. Perfeito para casais modernos, que não têm receio de ousar e que adoram impressionar.

Art Invitte

Dica: Não fuja da essência do casal

Independentemente do estilo e modelo de convite de casamento escolhido, não perca a essência do casal nesse item tão importante do casamento.

Entretanto, vocês podem até brincar e mesclar alguns elementos em sua composição. Por fim, tenham sempre em mente que a essência e personalidade do casal devem prevalecer.

Layouts para site de casamento do Casar.com

Freepik

Save the date

Tão importante quanto o convite de casamento é o save the date. Afinal, sua proposta consiste em lembrar os convidados a respeito da data do seu casamento.

Portanto, já vai pensando aí em um modelo bem bacana. Aqui no Casar.com temos vários modelos de save the date para você utilizar.

Crie grátis o seu site de casamento e lista convertida em dinheiro!

Casar.com

Convites para madrinhas e padrinhos

Pessoas especiais merecem um convite especial. Para madrinhas, padrinhos ou para o casal é recomendado que o convite de casamento seja mais exclusivo.

Nesse sentido, invista em um convite/lembrança que também seja funcional, por exemplo.

Reprodução Pinterest

Tipos de papeis

  • Aspen
  • Cartão
  • Color Plus
  • Kraft
  • Reciclado
  • Semente
  • Texturizado
  • Vergê Plus

Acabamentos

Interno

  • Baixo relevo
  • Barrado
  • Impressão digital
  • Relevos americano, metalizado (nas cores prata, dourado ou cobre) e simples ou seco

Externo

  • Cordão encerado
  • Faixa (papel vegetal ou tecido)
  • Fita
  • Juta
  • Laço
  • Lacre (resina ou cera)
  • Ramos de flores secas
  • Renda

Principais dúvidas

Como fazer convite de casamento para Whatsapp?

É muito simples. No Casar.com você cria o seu site de casamento e pode fazer o convite virtual e enviar para seus convidados via Whatsapp.

De que forma reconhecer o estilo?

Estilo é muito pessoal e cada casal tem o seu. Como foi notado, certamente vocês já devem ter algo em mente, inclusive por conta dos preparativos e decoração do casamento.

Na dúvida, consulte seu fornecedor de papelaria para casamento e vejam o que mais combina com o estilo do casal.

Quanto tempo antes encomendar os convites?

Seis meses antes do casamento já é bom ir começando a pesquisar o fornecedor e o modelo. Nesse sentido você terá mais tranquilidade para escolher o modelo ideal e realizar a entrega dos convites para os convidados com tempo de sobra.

Lembrando que a entrega dos convites pode ser feita a partir de três meses antes da data do casamento.

Assessoria de casamento: o que é e como funciona?

É obrigatório incluir uma frase no convite?

Como pode ser visto, nada no universo wedding é obrigatório. Porém, algumas coisas ficam legais outras não, mas tudo é uma questão de preferência.

Sendo assim, se preferir incluir uma frase no seu convite de casamento, separamos 10 ideias! Veja um post completo com 50 ideias!

Frases românticas para convite de casamento

  • “Somente quando encontramos o amor, é que descobrimos o que nos faltava na vida”. (John Ruskin)
  • “O amor é apenas uma palavra, até que alguém chega para lhe dar sentido.” (Paulo Coelho)
  • “Amar é mudar a alma de casa, é ter no outro, nosso pensamento” (Mário Quintana)
  • “O amor é algo eterno. O aspecto pode mudar, mas não a essência”. (Vincent Van Gogh)
  • “Depressa, que o amor não pode esperar” (Carlos Drummond de Andrade)
  • “A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados.” (Victor Hugo)
  • “O amor não vê com os olhos, mas sim com a alma” (William Shakespeare)
  • “Não há jardins sem flores, nem coração sem amor”. (Miguel de Cervantes)
  • “Andávamos sem nos procurar, mas sabendo sempre, que andávamos para nos encontrar.” (Julio Cortázar)
  • “Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.” (Antoine de Saint-Exupéry)

Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.