Casar.com

Bolo de casamento: tendências, inspirações e dicas para escolher o seu!

Foto: Freepik

Tamanhos, formatos, texturas e sabores variados compõem o bolo de casamento. Veja nossas dicas para encomendar o seu e fazer bonito no casamento

Primeiramente, o bolo de casamento é o protagonista da festa, depois dos casais, é claro! Ele é tão especial que em todos os casamentos têm seu brilho próprio e destaque na mesa de bolo e doces.

Além de sua simbologia, o bolo de casamento é um item essencial nesse dia inesquecível. Ele faz parte da decoração do casamento e das fotos dos casais. Além disso, ele pode compor a sobremesa da festa.

Como planejar um casamento? Veja nossas dicas e um checklist completo!

Bolo com personalidade

Foto: Freepik

Se você nos acompanha aqui no Blog já deve ter percebido o quanto falamos sobre a personalidade do casal na hora de compor os elementos do casamento, incluindo o bolo de casamento. Isso é fundamental e sempre vamos destacar como a personalidade influencia no sucesso, beleza e autenticidade do seu casamento.

Principais dúvidas sobre bolo de casamento

Foto: Freepik

Como escolher o bolo?

Primeiramente, tendo o estilo do casamento definido. Depois disso, o tamanho do bolo (altura e largura), quilos. Aqui é necessário ter uma média da quantidade de convidados para que se tenha um bolo de casamento que sirva a todos. Além disso, tem o formato (redondo, quadrado ou retangular), recheio, texturas, acabamento, cores etc.

Quanto custa um bolo de casamento?

Essa é uma das perguntas que mais recebemos por aqui. Mas o preço do bolo está relacionado a uma série de fatores, entre eles, tamanho (quilos), formato, recheio e acabamento. Geralmente, os confeiteiros têm um valor do quilo do bolo e o custo vai variando de acordo com os elementos que serão escolhidos para compor toda a proposta do bolo.

Quantos quilos devem ser encomendados?

Especialistas afirmam que o consumo de bolo de casamento por convidado é de 50 a 100 gramas por pessoa. Nesse cálculo você deve considerar que algumas pessoas podem comer um pouco mais e outras não vão comer o bolo (porque certamente estarão se divertindo demais na sua festa!).

O bolo de casamento precisa ter mais de dois andares?

Não necessariamente. A altura do bolo está relacionada ao estilo e tamanho do evento. Em um mini wedding, por exemplo, não precisa ter um bolo com andares. Já um casamento com mais de 100 convidados, por exemplo, o bolo não pode ser pequeno.

Quando encomendar?

Seis meses antes do casamento. Depois disso, de mês em mês você vai escolhendo os sabores, texturas e recheio. O importante aqui é encomendar e reservar a data com o confeiteiro.

Calendário e Planner 2023 do Casar.com para você se organizar

Tipos de massas

Recheios

A escolha do recheio do bolo de casamento é uma das maiores dúvidas dos casais. Afinal, o recheio precisa atender tanto o gosto do casal, quanto dos convidados. Outro ponto importante é que o bolo não seja muito doce ao ponto de ficar enjoativo e as pessoas rejeitarem. Cuidado com os excessos. Veja algumas ideias:

Coberturas

A cobertura do bolo de casamento é o que vai destacá-lo na mesa de bolo e doces. Portanto, capriche na escolha. Lembre-se da paleta de cores do casamento. Ela também influencia na escolha da cobertura.

Lista de casamento: guia completo para presentes em dinheiro e produtos

Importante

A escolha do sabor e recheio deve ser de acordo com o clima (temperatura). Por exemplo, se o casamento for no verão, prefira bolos frutados com uma textura mais leve. Se for no inverno, massas e recheio mais densos são bem-vindos.

Bolo branco

Foto: Freepik

O bolo branco é tradicional, combina com todos os estilos de casamentos. O que faz a diferença aqui é a decoração que pode ser com flor ou pérolas de açúcar, flores naturais ou folhagens. Ou simplesmente um bolo de casamento branco bem no estilo minimalista. 

Chantilly

Foto: Freepik

Bolo de casamento com cobertura de chantilly também é unânime. Sua textura leve combina nas composições de drip cake e caked cake. Se preferir, somente a cobertura com chantilly fica perfeita.

O cuidado aqui deve ser com o calor.  Evite esse tipo de cobertura se o casamento for realizado em um período do ano mais quente.

Drip cake

Foto: Freepik

É lindo de ver a cobertura “escorrendo” nesse tipo de bolo. Quando mais se olha para ele, mais vontade de degustá-lo se tem. Esse tipo é uma mistura de espatulado com a cobertura caindo. Tem sido muito requisitado pelos casais.

Espatulado

Foto: Freepik

O bolo espatulado é tipo uma técnica que utiliza o glacê de forma bem suave na estrutura do bolo. Parece um naked cake com um leve acabamento. Também é comum decorar esse tipo de bolo com flores e folhagens.

Marmorizado

Foto: Tamara Gruner Photography

Quando ficamos diante desse tipo de bolo de casamento a impressão que se tem é de estar visualizando uma obra de arte. O efeito marmorizado se dá por conta de uma mistura de cores nas pastas aplicadas no bolo. Vale destacar essa técnica é feita na pasta americana.

Metalizado

Foto: When He Found Her Photography

Essa proposta de bolo de casamento é cheia de personalidade e pode ser composta pelos tons dourado, prata e rosé. Fica incrível e combina demais em estilos de casamentos clássicos ou modernos.

Naked cake

Foto: Freepik

O naked cake dispensa comentários. Esse tipo de bolo de casamento chegou para ficar e ficou! Seja de chocolate ou frutas, esse bolo tem uma proposta mais rústica e combina com elementos naturais em sua decoração.

Pasta americana

Foto: Freepik

Muito utilizada nos bolos clássicos, a pasta americana é uma das queridinhas dos confeiteiros e casais. Geralmente, esse tipo de cobertura é texturizada de diversas formas como rendas, pérolas, florais ou ondulações.

10 motivos para escolher o Casar.com como seu site de casamento

Antes de escolher o bolo, siga essas dicas:

Evento Casar.com 2023

Vem aí o Evento Casar.com 2023. A edição deste ano acontece entre os dias 25 e 28 de maio, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Acesse casar.com/sp2023 e saiba mais sobre o evento.

Sair da versão mobile