Casar.com

Madrinha de casamento: tudo sobre essa nobre função

Foto: Freepik

A madrinha de casamento pode ser considerada o braço direito da noiva, a confidente e aquela que segura as pontas em todos os momentos

Primeiramente, a madrinha de casamento tem uma função muito especial não somente no grande dia, mas durante todo o processo do casamento. Portanto, se você recebeu essa missão, sinta-se honrada e prepare-se para viver dias intensos e incríveis ao lado da noiva que te incumbiu na missão.

Foto: Kirin Photo – Canva

Entretanto, não confunda madrinha de casamento com assistente da noiva. Neste caso, o casal já tem uma assessoria de casamento para cuidar de todos os preparativos do grande dia. A função da madrinha aqui é apoiar a noiva não somente em algumas demandas do casamento, mas também dar aquele suporte emocional e atenção que sabemos quão necessário é para que está prestes a dizer sim.

5 dúvidas sobre site de casamento – tudo o que você precisa saber!

A madrinha de casamento

Ela pode ser a grande amiga, a irmã, a prima, a tia, enfim, a madrinha de casamento é uma pessoa muito próxima da noiva e certamente que ela confia muito. Sendo assim, sua missão é nobre e deve ser realizada com muito amor, carinho e dedicação.

Foto: Melike Benli – Pexels – Canva

Vale destacar que ser madrinha de casamento começa com o convite e vai para toda a vida.

Significado

As testemunhas sempre existiram nos casamentos, mas com o passar do tempo os casais foram identificando a necessidade de compartilhar esse momento especial com pessoas queridas e especiais. Foi aí que começou a proposta de inserir pessoas próximas no contexto do casamento. Em meio a isso, a madrinha de casamento recebeu tal função com a sugestão de ajudar a noiva em algumas demandas.

Foto: Dalyn´s Canva Template Shop

Antigamente a madrinha de casamento estava mais ligada às tarefas do dia do casamento, hoje, essa função ganhou notoriedade e uma participação ainda maior no suporte para a noiva.

Decoração de casamento 2023: tendências para se inspirar e se apaixonar

A madrinha do noivo

Estamos falando de madrinha de casamento como um todo, não somente as madrinhas da noiva. Tem muita madrinha por aí que é o braço direito do noivo também, viu?!

Dúvidas mais comuns sobre a temática

Qual a função de madrinha de casamento?

Primeiramente, ajudar a noiva no que for necessário com alguns dos preparativos do casamento. Esteja presente e seja o apoio que a noiva necessita. Toda essa ajuda envolve mais que o suporte físico e as andanças para lá e para cá com a noiva. Ela precisa mais que isso, precisa de colo, ombro amigo e alguém que segura em suas mãos naqueles momentos que antecedem o casamento.

Foto: Gritsivoleksandr – Canva

Quem chamar para ser madrinha de casamento?

Com certeza uma pessoa próxima do casal. Isso é indiscutível, embora ainda tenha por aí situações que não se encaixam nessa premissa. Ou seja, a madrinha de casamento precisa ter uma relação de amizade, companheirismo, amor e respeito pelo casal.

Dar pitaco no casamento ou não?

Sabe aquela história só dê opinião se pedirem? É isso. Seja madrinha de casamento, ajude no que for necessário, mas não dê pitaco onde não for chamada. Agora, se o casal pedir sua opinião e vocês tiverem liberdade suficiente para discutir a situação, ok!

Madrinha deve participar do dia da noiva?

É comum as noivas escolherem, além da mãe, que as madrinhas estejam presentes nesse momento tão gostoso e único. Mas não é uma regra, tudo depende de uma série de fatores. Portanto, se a noiva convidar a madrinha para esse momento, agradeça o convite e faça dessa ocasião um momento especial e inesquecível para todas.

5 dúvidas sobre a lista de presentes do Casar.com

Dicas para arrasar como madrinha de casamento

Foto: Jacob Lund – Canva

Regimes de bens do casamento: saiba quais são e como funcionam

Algumas demandas da madrinha de casamento

Não faça tudo sozinha

Convide as demais madrinhas para ajudá-la nas tarefas. Será mais leve e divertido.

Despedida de solteira

Primeiramente, verifique com a noiva se ela quer esse tipo de diversão. Se sim, ótimo já organize com as demais madrinhas como será a comemoração.

Organize o chá de panela

Defina com a noiva qual será o tipo de chá de panela, de lingerie ou bar e organize o evento em todas as etapas.

Foto: Helgy – Canva

Apoio para o casal

Estar atenta aos detalhes e cuidados do grande dia é uma das funções da madrinha de casamento. Além de dar todo o suporte para o casal, em especial para a noiva, verifique com a assessora de casamento como está o andamento das coisas e deixe a noiva de fora dessas preocupações.

Tradição do tempo da vovó

Reza a lenda que as mulheres solteiras que colocam seus respectivos nomes na barra do vestido da noiva vão se casar em breve. Seja uma lenda, simpatia ou uma história que passa de geração em geração, essa brincadeira é muito divertida e comum entre as mulheres. E sabe quem é a responsável para colocar esses nomes na barra do vestido, adivinha? A madrinha de casamento, é claro!

A brincadeira do sapato da noiva

Antes de realizar essa brincadeira pergunte para a noiva se ela quer mesmo brincar com isso. Tem muita noiva que acha chato e fica sem graça com esse tipo de brincadeira. Portanto, não faça nada sem o consentimento dela, ok?

Se a noiva aceitar, ótimo! Chame as outras madrinhas e amigas da noiva e comecem a diversão.

Suporte para a noiva

Mesmo tendo uma assessoria de casamento por trás do evento, nada como uma madrinha de casamento atenta e zelosa pela noiva. Seja essa pessoa que ajuda a noiva a ir ao banheiro, a retocar a maquiagem (se necessário), ajustar o cabelo ou qualquer coisa necessidade que a noiva tiver durante a festa.

Buquê

Um dos momentos esperados na festa de casamento (pelo menos para as mulheres) é a hora de jogar o buquê. Sendo assim, cabe a madrinha de casamento chamar as mulheres para a brincadeira que costuma ser superdivertida.

O site e as madrinhas

No site de casamento é possível incluir não somente informações sobre o casal como também sobre as madrinhas. É um espaço bacana para mostrar aos convidados quem são essas mulheres especiais que estarão ao seu lado no altar no grande dia. Além disso, é uma oportunidade de contar a história de vocês (noiva e madrinhas), além de homenageá-las no seu site de casamento.

O que deve ser evitado

Antes de mais nada, é bom lembrar que quem deve chamar atenção no casamento é a noiva e não a madrinha de casamento. Deste modo, evite excessos de todas as formas. Veja algumas dicas:

Foto: Jenn – Pexels – Canva
Sair da versão mobile