Início Casamentos Casamentos Reais Casamentos na Praia Casar na praia: respondemos as 7 principais dúvidas
Casar na praia: respondemos as 7 principais dúvidas

Casar na praia: respondemos as 7 principais dúvidas

Selecionamos as principais dúvidas que recebemos por aqui sobre casar na praia e respondemos com dicas para te ajudar!

Primeiramente, para casar na praia ou em qualquer outro lugar, o primeiro passo é ter um checklist da organização do casamento. Pense que ele é o seu GPS para te nortearnorteá-la em todas as tarefas.

O cenário paradisíaco para casar na praia tem se tornado o desejo de muitos casais que optam pelo destination wedding para celebrar a união. E para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas, selecionamos as 7 principais que chegam por aqui.

Leia mais: Casamento na praia: 6 layouts de site pra você usar!

Pé na areia

Foto: Freepik

Casar na praia é casar pé na areia. Esse é o sonho dos casais. Mas nem tudo são flores e a gente precisa dizer isso! A tábua de maré (movimentação do mar) deve ser considerada. Afinal, ao longo do dia e de acordo com a época do ano, essa tábua varia muito. Sendo assim, verifique essa questão com o espaço escolhido para seu casamento. Geralmente eles têm essas informações que podem ser muito úteis na hora de planejar o casamento.

Como organizar o casamento na praia?

Primeiramente, não só para casar na praia, mas realizar esse tipo de evento, é essencial a contratação da assessoria de casamento. Esse fornecedor vai desenhar todo o projeto do seu casamento e organizar de acordo com as necessidades, orçamento e tudo que envolve um evento como este fora da cidade do casal. Além disso, as visitas técnicas com a assessoria são importantes para conhecer de perto o espaço e checar, por exemplo, a infraestrutura oferecida.

Ah, não esqueça de criar sua lista de presentes que também faz parte da organização do casamento.

Foto: Freepik

Quanto custa casar na praia?

O investimento vai depender de vários fatores como a localização, o espaço, o período do ano, deslocamentos, tipo de buffet, número de convidados, entre outros atrativos que desejar para o casamento.

Como funciona a autorização para casar na praia?

Em todo o Brasil é necessário a autorização da prefeitura local para realizar o evento na praia. Para que não haja contratempos, é necessário solicitar essa autorização com, no mínimo, com três meses de antecedência.

Essa licença possui um valor que é cobrado conforme o metro quadrado utilizado para casar na praia. Vale lembrar que cada cidade tem sua tabela de custos. Mas calma, sua assessoria de casamento pode cuidar disso também.

Veja também: Convites de casamento 2023: 5 tendências para se inspirar

Foto: Freepik

De que forma escolher o local para a cerimônia?

O local precisa ter uma sintonia com o casal. Claro que outras questões como distância, custos, entre outros, também devem ser levadas em consideração, mas o envolvimento do casal com aquele lugar é fundamental para essa decisão. Além disso, a logística deve ser considerada. Isso vale tanto para os fornecedores de fora, quanto para o deslocamento do casal e dos convidados.

O que não pode faltar?

Todo casamento ao ar livre deve ser estruturado com um plano B. Afinal, não temos controle do clima. E mesmo não querendo, é necessário contar com imprevistos. Sendo assim, o espaço escolhido para casar na praia precisa ter uma área coberta em caso de chuva. Mas isso não é suficiente. Uma infraestrutura completa com climatização (fora do pé na areia, claro), geradores e acessibilidade, por exemplo, são fundamentais.

Quais são os melhores meses para casamento na praia?

Tudo vai depender do local/região escolhido. Entretanto, evite feriados e alta temporada. Durante esses períodos os preços são mais caros e as praias estão mais cheias.

Foto: Freepik

Por região

Região Sudeste: abril é um bom mês porque quase não chove. Aqui as chuvas são de dezembro a fevereiro, podendo se estender até março.

Região Sul: abril e maio são ótimos por conta do clima.

Regiões Norte e Nordeste: exceto junho e julho que é comum chover nessas regiões, nos outros meses faz sol e calor constantemente. Portanto, se deseja casar nessas regiões, aproveite os demais meses para isso.

Por mês

Abril: temperaturas agradáveis.

Maio: o friozinho já está começando.

Agosto: é inverno, mas geralmente não está tão frio, embora vente bastante.

Setembro: o novo mês das noivas é perfeito para casar na praia, mas a grande procura pelo período pode elevar os custos do casamento.

Casar na praia no verão

Foto: Freepik

Você deve estar se perguntando: mas eu quero casar na praia no verão e agora? Claro que pode! Mas como já comentamos aqui, é necessário se atentar a alta temporada (praia cheia), os custos elevados e o calorão. Agora, se nada disso é um empecilho para você, invista nisso e realize seu sonho!

Qual horário casar na praia?

Existem dois melhores períodos, são eles: pela manhã e à tarde. No período da manhã o sol não está tão quente e no final da tarde o pôr do sol é perfeito para essa celebração. Nesses horários, a luz do sol fica incrível nas imagens de foto e filme.

Casamento na praia: guia completo para realizar o seu

Confirmação de presença

A confirmação de presença é essencial para todo e qualquer tamanho de casamento. No caso de casamentos em outras localidades, esse serviço é ainda mais importante. Afinal, o casal precisa organizar melhor os preparativos do grande dia e saber a quantidade de convidados confirmados é fundamental. Aqui no Casar.com temos o RSVP para te ajudar nessa organização. Crie o seu site de casamento e conte com mais essa ferramenta para te ajudar no grande dia.


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.