Início Casamentos Convites de Casamento Convites de casamento: respondemos as 10 principais perguntas!
Convites de casamento: respondemos as 10 principais perguntas!

Convites de casamento: respondemos as 10 principais perguntas!

Separamos as principais dúvidas sobre convites de casamento para te ajudar a definir a melhor proposta para o seu casamento

Primeiramente, os convites de casamento são indispensáveis na preparação e organização do grande dia. Independentemente do formato do convite, ele é o primeiro contato dos casais com os convidados. Sendo assim, a proposta dos convites de casamento precisa estar alinhada à personalidade do casal, bem como ao estilo do evento.

Este post vai te ajudar a esclarecer várias dúvidas sobre convites de casamento que pairam na mente dos casais.

A proposta dos convites de casamento

Art invitte

Ao longo da vida recebemos convites para todo tipo de evento e esses convites chegam das mais variadas formas, inclusive de boca. Mas certamente você nunca ouviu ou ficou sabendo de alguém que convidou para o casamento assim, informalmente e de boca, certo? Portanto, o primeiro passo aqui é reforçar o quão os convites de casamento são fundamentais para essa ocasião.

Leia também: Casamento rústico: tudo sobre esse estilo e 30 inspirações

Personalidade e identidade visual

Papel e Estilo

A personalidade do casal prevalece em cada detalhe do casamento. Juntamente, a identidade visual dos convites de casamento também segue a proposta. Não é que todos os elementos precisam ter a mesma paleta, mas apresentar uma proposta visual alinhada é recomendado e faz muito mais sentido.

Outro ponto é que os convites de casamento já dão alguns sinais de como será o evento. O que certamente vai gerar maior curiosidade entre os convidados.

10 principais dúvidas sobre o tema

Mangóh Convites

Como saber qual deve ser o estilo?

Se você já está pensando no formato, estilo e decoração do seu casamento, essa mesma proposta se estende para os convites de casamento. Em caso de dúvidas, consulte sua assessoria de casamento e juntos busquem um fornecedor de papelaria de casamento para sanar essas dúvidas.

Mas não tem erro, é seguir a personalidade do casal e o estilo do casamento.

O que escrever no convite?

Primeiramente, o nome do casal, nome dos pais, data, horário e local da cerimônia. Seguido de uma frase que tenha sentido para o casal (opcional), endereço da cerimônia, o RSVP e não menos importante, a indicação do site de casamento.

Conheça mais: Macacão para casamento: ideias para noivas, madrinhas e convidadas

Pode fazer convites de casamento impresso e virtual?

Embora não seja obrigatório, pode sim. Tente criar um modelo de convite virtual mais próximo da proposta do convite impresso. Aqui no Casar.com temos vários modelos de convites de casamento para você escolher.

Ter essas duas opções ajuda bastante quando se tem convidados de outras localidades. Com isso, é só enviar o convite por WhatsApp.

Quanto tempo antes entregar os convites de casamento?

Para pessoas especiais que estarão no altar ao lado de vocês como os pais e os padrinhos de casamento, a entrega deve ser feita seis meses antes do casamento. Afinal, essas pessoas precisam se organizar para o grande dia de vocês.

Para os convidados, se o casamento for na mesma cidade, de três a dois meses antes é o suficiente. Caso o casamento seja um destination wedding, aí o convite deve ser feito de doze a seis meses de antecedência.

Precisa incluir uma frase no convite?

Não necessariamente. A frase é opcional e precisa fazer sentido para o casal. Temos um post completo com 50 frases para você se inspirar.

Como avisar os convidados sobre a lista de presentes?

Geralmente os convites de casamento acompanham uma TAG ou mini card anexado ao convite com as informações sobre a lista de presentes. É importante destacar que esse recurso precisa ser discreto para não chamar muita atenção dos convidados. Além disso, existem fornecedores de papelaria de casamento que trabalham com convites com QR Code que já direciona para o site do casamento.

Suzana Fujita

Em que lugar do convite incluir as informações adicionais?

Toda informação adicional deve ser incluída no site de casamento. Lá é o seu canal de comunicação com os convidados. Portanto, se possível, não inclua muitas informações no convite, coloque o básico e principal.

Leia mais: 4 dúvidas sobre a lista de presentes do Casar.com

Os convites de casamento podem substituir as lembrancinhas?

Aqui a substituição só é válida para os pais e padrinhos. Os convidados receberão um convite padrão e no dia do casamento a lembrancinha.

Para os convites impressos, quais são os tipos de papéis mais utilizados?

Color plus, aspen, papel cartão, kraft, semente, reciclado, texturizado e vergê plus.

Quais são os tipos de convites de casamento mais queridinhos dos casais?

O que mais vemos por aqui entre nossos casais são convites como: clássico, minimalista, aquarela, rústico, moderno e criativo.


Casar.com O Casar.com nasceu com o propósito de tornar a jornada do casamento a melhor, mais fácil e encantadora experiência para os casais. Somos uma das maiores plataformas de sites e listas de casamento do Brasil.